Monday, May 21, 2007

Arte serve para quê?

Esse final de semana elevou ao meio uma dúvida que eu deixava soterrada. É que andei tendo ensinamentos com os mestres que já se degladiaram com: pra que serve a arte? E eles destrincharam tal dúvida, que agora só não está companheira porque ainda duvido até da sombra. Lá vai, então: serve pra mesma coisa que a televisão! O ser humano PRECISA de devaneios. Ele ouve histórias o tempo todo. Precisa do futebol e da novela. Mas essas formas de devaneio, de desligamento da realidade, são fracas e repetidas e não lhe dão espaço para participar, para completar. A arte lhes dá um caminho a um infinito. A uma pós-realidade.
Fora isso, a arte resume em seu tempo a cultura de uma época. A melhor e a pior arte resumem em sua existência, por medíocre que seja, a síntese que um autor captou o que o rodeia e demodulou de modo a entregar desmastigado ao público. Mas esta é apenas a função educativa, e só serve se o público conseguir transcender a experiência. Não é difícil e nem fácil.
Isso tudo me dá um alívio...

3 comments:

thais said...

arte serve pra muitas coisas, xto!
serve pra paquerar, pra limpar pratos, de condução, pra deixar os cabelos macios, pra ficar extasiado, pra aparecer na tv, como chinelo, enfim, é só isar a imaginação, fio!
bjs!

Anonymous said...

A arte também serve pra nos proporcionar pessoas tão lindas e queridas como você XTO. Você é lindo!
Beijo pra La.

ru3.14 said...

arte no serve nada